SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número4Effects of soil and space on the woody species composition and vegetation structure of three Cerrado phytophysiognomies in the Cerrado-Amazon transitionFungal infection control by garlic extracts (Allium sativum L.) and modulation of peritoneal macrophages activity in murine model of sporotrichosis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

HAYASHI-MARTINS, L. H. et al. Avaliação “in vitro” do potencial baterívoro de três espécies de Cladocera de ocorrência tropical e subtropical. Braz. J. Biol. [online]. 2017, vol.77, n.4, pp.840-847.  Epub 16-Mar-2017. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.02716.

Dentre os diversos consumidores de bactérias nas teias alimentares de ambientes dulcícolas, os cladóceros ocupam uma posição relevante, sendo filtradores relativamente não seletivos que podem exercer forte impacto na redução populacional microbiana. Avaliamos o potencial bacterívoro de três espécies de cladóceros de ocorrência tropical e subtropical (Ceriodaphnia silvestrii, Ceriodaphnia cornuta e Daphnia gessneri) em diferentes fases de vida, através do estudo microscópico de suas estruturas filtradoras e da quantificação de suas taxas de ingestão em experimentos de bacterivoria utilizando-se bactérias marcadas fluorescentemente (FLB). As espécies estudadas mostraram ter uma rede de malhas filtradoras suficientemente estreitas para reter bactérias. A maior distância entre as sétulas foi encontrada em primíparas de C. cornuta, e a menor em neonatos de D. gessneri. As menores Taxas de Ingestão (TI) e Remoção (TR) foram observadas em primíparas de C. silvestrii e as maiores em adultas de D. gessneri. Concluímos que as bactérias podem ser consideradas um importante suplemento alimentar, principalmente para neonatos, que apresentaram pequenas distâncias intersetulares e altas taxas de ingestão comparadas aos outros estágios de vida.

Palabras clave : MEV; bacterivoria; FLB; Daphnia; Ceriodaphnia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )