SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número4Fungal infection control by garlic extracts (Allium sativum L.) and modulation of peritoneal macrophages activity in murine model of sporotrichosisTropical forages: morphoanatomy of plants grown in areas with the death of pasture syndrome índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

FONSECA-FILHO, V. C. N. et al. Modelo de enxerto tumoral ortotópico em camundongos para avaliar os efeitos do calcitriol em câncer de mama. Braz. J. Biol. [online]. 2017, vol.77, n.4, pp.856-867.  Epub 04-Mayo-2017. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.04016.

Os efeitos antiproliferativos de calcitriol foram observados em xenotransplantes de linhagens celulares de câncer de mama, entretanto, não foram ainda investigados em enxertos tumorais, consistindo de implantes em animais de amostras de câncer de mama recém-coletadas.

Objetivos

Estabelecer modelo de enxerto tumoral, a partir de amostra de câncer de mama recém-coletada e diretamente implantada em camundongos nude, para estudar o efeito do calcitriol.

Métodos

Amostras de câncer de mama de 12 pacientes foram implantadas ortotopicamente em camundongos nude. Os animais foram tratados com injeção intratumoral semanal de calcitriol 3 μg/Kg, a qual foi previamente associada com indução de pico sérico de calcitriol dentro do intervalo de nível terapêutico.

Resultados

A taxa de sucesso de pega do enxerto foi de 25%. Os enxertos tumorais foram estabelecidos de tumores agressivos com alta taxa de proliferação (HER2 positivo ou grau histológico 3) e as características do tumor original foram preservadas. O calcitriol induziu fortemente a expressão do gene alvo, CYP24A1, indicando que a via genômica da vitamina D está ativa nos enxertos tumorais, entretanto, não se observou diferenças na expressão de marcadores de proliferação e apoptose (incorporação de BrdU, expressão de Ki67, CDKN1A, CDKN1B e BCL2) nestas amostras altamente proliferativas.

Conclusões

Os enxertos tumorais parecem ser um modelo promissor para explorar outros esquemas e doses de calcitriol, considerando a heterogeneidade da doença e interações com o microambiente.

Palabras clave : enxerto; câncer de mama; calcitriol; proliferação.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )