SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número4Tropical forages: morphoanatomy of plants grown in areas with the death of pasture syndrome índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

MASSI, K. G.; EUGENIO, C. U. O.  y  FRANCO, A. C.. Reprodução pós-fogo de espécies do estrato herbáceo em área de transição Cerrado-Mata de Galeria no Distrito Federal, Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2017, vol.77, n.4, pp.876-886.  Epub 04-Mayo-2017. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.06416.

No Cerrado, estudos de recuperação da vegetação pós-fogo mostram que algumas espécies herbáceas são capazes de florescer logo após queimadas. No entanto, esses foram principalmente estudos de curto prazo, que se concentraram em áreas campestres e savânicas. Pouco se sabe sobre os efeitos do fogo no sub-bosque de matas que margeiam as savanas do Brasil Central. Assim, uma queima acidental nos deu a oportunidade de descrever a atividade reprodutiva pós-fogo do estrato herbáceo ao longo de ecótono cerrado-mata na Reserva Ecológica do IBGE, Brasília, Brasil. Durante os 16 meses do inventário, foram registrados 170 espécies herbáceas com flores ou frutos, das quais 52 espécies (31%) podem ter sido influenciadas pelo fogo, que alterou suas épocas reprodutivas. Nas parcelas de cerrado, a reprodução teve seu pico ao final da estação chuvosa. Do número total de espécies, 90 ocorreram exclusivamente no cerrado e quatro na floresta. Cinco espécies herbáceas foram registradas na floresta, cerrado e borda. O fogo ao final da estação seca pode ter levado a maioria das plantas a se reproduzir através do período de estudo.

Palabras clave : ecótono cerrado-mata; fenologia reprodutiva; efeito do fogo; Cerrado.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )