SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 número1Feeding preference of the shredder Phylloicus sp. for plant leaves of Chrysophyllum oliviforme or Miconia chartacea after conditioning in streams from different biomesDistribution of cysts of Strongyluris sp. (Nematoda) in the pallial system of Achatina fulica Bowdich, 1822 from Vila Dois Rios and Vila do Abraão, Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

MUNIR, I.; BANO, A.  y  FAISAL, M.. Impacto das bactérias solubilizantes de fosfato no trigo (Triticum aestivum ) na presença de pesticidas. Braz. J. Biol. [online]. 2019, vol.79, n.1, pp.29-37. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.172213.

Três bactérias solubilizantes de fosfato foram isoladas e identificadas por seqüenciamento de rRNA 16S como Pseudomonas putida, Pseudomonas sp e Pseudomonas fulva. As estirpes foram submetidas a testes bioquímicos de plantas e todos os atributos PGPR foram verificados na presença de pesticidas (clorpirifos e piriproxifeno). O índice de solubilização de fosfato da estirpe Ros2 foi mais elevado no meio NBRIP, isto é, 2,23 mm. Todas as estirpes apresentaram um pH ácido (varia de 2,5-5) em ambos os meios, isto é PVK e NBRIP. A estirpe Ros2 foi altamente positiva para a produção de amoníaco, bem como a produção de sideróforos enquanto a estirpe Rad2 foi positiva para a produção de HCN. Os resultados obtidos pelas estirpes Rad1, Rad2 e Ros2 para a produção de auxina foram 33,1, 30,67 e 15,38 μg ml-1 , respectivamente. A deformação Rad1 mostrou aumento de 16% na germinação percentual em comparação com o controlo na presença de stress de pesticida. Os resultados mais promissores para a estimativa do teor de clorofila foram obtidos na presença de carotenóides até 6 mgg-1 sem estresse por ambas as cepas Rad1 e Rad2. Estudo sugere que especialmente a estirpe Ros2 pode melhorar parâmetros de crescimento de plantas no estresse de pesticidas.

Palabras clave : Pseudomonas; bactérias solubilizantes de fosfato; produção de sideróforos; clorpirifos; piriproxifena.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )