SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 número1Responses of antioxidant enzymes, photosynthetic pigments and carbohydrates in micropropagated Pitcairnia encholirioides L.B. Sm. (Bromeliaceae) under ex vitro water deficit and after rehydrationReproductive biology of Hyphessobrycon eques (Characiformes: Characidae) in Southern Pantanal, Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

FARIA, J. C. T. et al. Qualidade física de sementes de Moquiniastrum polymorphum. Braz. J. Biol. [online]. 2019, vol.79, n.1, pp.63-69.  Epub 17-Mayo-2018. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.175407.

O presente estudo objetivou analisar as propriedades físicas das sementes de Moquiniastrum polymorphum por meio dos equipamentos raios-X, mini-SAS e soprador de sementes. As sementes foram adquiridas da empresa Sementes Caiçara em matrizes localizadas no município de Penápolis-SP. Após adquirido e beneficiado, o lote de sementes foi caracterizado por meio de testes padrões. No teste de raios-X as sementes foram classificadas de acordo com sua morfologia interna como cheias, vazias ou mal formadas. O soprador de sementes foi ajustado em seis aberturas, resultando em frações leves e pesadas. As avaliações foram realizadas pesando-se as sementes que permaneceram no soprador (fração pesada) e pela quantidade de sementes cheias pela análise de raios-X. Posteriormente foram realizados testes de germinação compostos por quatro repetições de 50 sementes. Na avaliação externa das sementes utilizou-se o equipamento mini-SAS. Após análise dos dados, concluiu-se que a utilização em conjunto dos equipamentos soprador de sementes e raios-X foi eficiente para avaliação e determinação da qualidade física das sementes de M. polymorphum. O soprador de sementes na regulagem da abertura 5 resultou na melhor qualidade do lote. Os parâmetros externos não foram capazes de avaliar qualitativamente as sementes de M. polymorphum.

Palabras clave : Gochnatia polymorpha; cambará; raios-X; mini-SAS; soprador de sementes.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )