SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 número1Response of aquatic macrophyte biomass to limnological changes under water level fluctuation in tropical reservoirsWeight-length relationships of six shrimp species caught off the Madeira Archipelago, Northeastern Atlantic índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

PONTES, F. C. et al. Atividade antifúngica e antioxidante de folhas maduras de Myrcia splendens (Sw.)DC. Braz. J. Biol. [online]. 2019, vol.79, n.1, pp.127-132.  Epub 07-Mayo-2018. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.179829.

A busca de produtos naturais com atividades antifúngica e antioxidante tem crescido nos últimos anos como alternativa mais sustentável para os produtos químicos atualmente usados para estas funções. O fungo fitopatogênico Alternaria alternata é agente causador de doenças nos citros, levando a grandes perdas econômicas. Substâncias antioxidantes são importantes tanto para a produção de medicamentos para diversas doenças que podem estar relacionadas à presença de radicais livres, como o câncer, bem como para a indústria cosmética, como agentes anti-envelhecimento e para a indústria alimentícia, como conservantes. Este trabalho avaliou o potencial antifúngico dos extratos de folhas maduras de Myrcia splendens , uma espécie arbórea que ocorre no cerrado brasileiro. O potencial antioxidante foi analisado por meio de ensaio da capacidade sequestrante do radical 1,1-diphenyl-2-picrylhydrazyl e o antifúngico, por meio da avaliação do crescimento micelial. A maioria dos extratos apresentou atividade antioxidante muito forte, especialmente o extrato acetônico (4A). A atividade antioxidante pode ser relacionada a presença de compostos fenólicos. Por outro lado, os extratos não apresentaram atividade inibitória do crescimento micelial do fungo testado, com exceção do extrato diclorometânico (2B), que foi o único que teve efeito inibitório (10,2%) ao final do teste.

Palabras clave : Myrtaceae; atividade biológica; Alternaria alternata; mancha marrom da Alternaria.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )