SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 número1Size of nesting female Broad-snouted Caimans (Caiman latirostris Daudin 1802) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

MONTEIRO, M. F. et al. Morfologia da espermateca de Triatoma lecticularia (Hemiptera: Reduviidae) (Stal, 1859). Braz. J. Biol. [online]. 2019, vol.79, n.1, pp.144-148.  Epub 22-Mar-2018. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.180932.

Triatoma lecticularia (Hemiptera: Reduviidae) (Stal, 1859) é um potencial vetor da doença de Chagas e a compreensão de sua biologia reprodutiva é um importante fator para seu controle populacional. No aparelho reprodutor feminino dos insetos, a espermateca desempenha a importante funcão de armazenar os espermatozoides após cópula. Nos insetos, a espermateca apresenta uma ampla diversidade morfológica e a análise destas características pode contribuir com o entendimento da biologia reprodutiva das espécies. Este estudo descreve histológica e histoquimicamente a espermateca de T. lecticularia. As fêmeas tem um par de espermatecas alongadas sem glândulas acessórias associadas. O reservatório conecta-se ao oviduto comum através de um ducto muscular curto que controla a liberação dos espermatozoides. O epitélio do reservatório possui uma camada de células secretoras colunares. As características anatômicas da espermateca de T. lecticularia são semelhantes às encontradas em outros Reduviidae. Entretanto, as características histológicas e histoquímicas observadas na espermateca são importantes para explicar a manutenção da viabilidade dos espermatozoides armazenados.

Palabras clave : Triatominae; morfologia; secreção; espermatozoides.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )