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Uma contribuição à discussão sobre a avaliação de desempenho das instituições federais de ensino superior: uma abordagem da gestão econômica

Partindo do pressuposto de que o resultado econômico é a melhor medida de eficácia para qualquer tipo de entidade, o presente trabalho procura abordar a problemática da avaliação das instituições federais de ensino sob a ótica do modelo da gestão econômica, destacando as vantagens conceituais e operacionais de se estabelecer um critério de avaliação por resultados econômicos. A partir da análise feita por alguns estudiosos da avaliação de desempenho em instituições de ensino superior, são descritas algumas das principais deficiências dos modelos atuais de avaliação que são adotados pelo governo, principalmente pelo fato de não permitirem a identificação das reais contribuições geradas por estas instituições em termos de benefício sociais que possuem uma expressão econômica de valor. Um modelo operacional de apuração do resultado econômico para esse tipo de entidade é apresentado, bem como um modelo operacional de informação, com destaque ao processo de orçamentação, evidenciando sua importância na geração de informações sobre os resultados previstos e realizados como forma de subsidiar o processo de gestão e a implementação de ações corretivas por parte dos gestores a fim de que possam otimizar os resultados das suas ações gerenciais, na busca do melhor resultado econômico para as instituições federais de ensino superior.

Avaliação de Desempenho; Gestão Econômica; Resultado Econômico; Avaliação Institucional


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