SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número43Causalidade entre os retornos de mercados de capitais emergentes e desenvolvidosComportamento dos custos: uma investigação empírica acerda dos conceitos econométricos sobre a teoria tradicional da contabilidade de custos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Contabilidade & Finanças

versão On-line ISSN 1808-057X

Resumo

DE PAULO, Wanderlei de Lima; FERNANDES, Francisco Carlos; RODRIGUES, Luciana Gavazzi Barragan  e  EIDIT, Jorge. Riscos e controles internos: uma metodologia de mensuração dos níveis de controle de riscos empresariais. Rev. contab. finanç. [online]. 2007, vol.18, n.43, pp. 49-60. ISSN 1808-057X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772007000100005.

Este artigo apresenta uma metodologia de mensuração do nível de controle de riscos inerentes aos processos de qualquer entidade, a partir da construção de um índice de desempenho definido em função da capacidade dos controles mitigarem os riscos e da eficácia dos controles implantados. O modelo possibilita ao gestor de riscos identificar para quais riscos são necessárias ações de melhoria de controle, quais possuem níveis de controles adequados e quais controles em excesso, contribuindo, assim, para a otimização da aplicação dos recursos disponíveis para a gestão de riscos e controles internos nas empresas. A metodologia foi aplicada a um estudo de caso e mostrou-se satisfatória do ponto de vista de avaliação e identificação dos níveis de controle.

Palavras-chave : Controles Internos; Gestão de Riscos; Matriz de Riscos; Matriz de Importância-Desempenho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português