Variáveis |
Relação com a alfabetização financeira |
Autores |
Gênero |
- As mulheres geralmente apresentam menores índices de alfabetização financeira do que os homens; - As mulheres são menos propensas a responder às perguntas corretamente e mais propensas a dizer que não sabem a resposta; - A alfabetização financeira dos homens está aumentando mais rapidamente do que a das mulheres; - Fazendo um comparativo entre mulheres, aquelas casadas e com renda mais alta possuem melhores níveis de alfabetização financeira. |
Chen e Volpe (1998Chen, H., & Volpe, R. P. (1998). An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review7(2), 107-128. Recuperado em 13 abril, 2013, de Recuperado em 13 abril, 2013, de http://www2.stetson.edu/fsr/abstracts/vol_7_num2_107.pdf
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Idade |
- A idade média de 30 a 40 anos está associada com os maiores índices de alfabetização financeira; - A alfabetização financeira é baixa entre os mais jovens e mais velhos; - Jovens adultos têm utilizado empréstimos com altos custos. |
Agarwal et al. (2009Agarwal, S., Driscoll, J., Gabaix, X., & Laibson, D. (2009). The age of reason: financial decisions over the lifecycle with implications for regulation. Brookings Papers on Economic Activity 2, 51-117.);Lusardi e Mitchell (2011Lusardi, A., & Mitchell, O. S. (2011). Financial literacy and retirement planning in the United States. Journal of Pension Economics and Finance10(4), 509-525.); Atkinson e Messy (2012Atkinson, A., & Messy, F. (2012). Measuring financial literacy: results of the OECD / International Network on Financial Education (INFE) Pilot Study [Working Paper n. 15]. . Recuperado em 05 abril, 2013, de http://dx.doi.org/10.1787/5k9csfs90fr4-en. https://doi.org/10.1787/5k9csfs90fr4-en...
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Estado civil |
- Os solteiros são significativamente mais propensos a ter menores níveis de alfabetização financeira do que os casados. |
Research (2003Research, R. M. (2003). Survey of adult financial literacy in Australia. ANZ Banking Group. Recuperado em 16 abril, 2013, de Recuperado em 16 abril, 2013, de http://www.anz.com/Documents/AU/Aboutanz/AN_5654
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). |
Possuir Dependentes |
- Indivíduos com uma criança são menos suscetíveis a apresentar níveis baixos de alfabetização financeira do que aqueles com duas ou três crianças; -Famílias com dependentes são mais propensas a contratarem crédito com custos mais elevados. |
Servon e Kaestner (2008Servon, L. J., & Kaestner, R. (2008). Consumer financial literacy and the impact of online banking on the financial behavior of lower-income bank customers. Journal of Consumer Affairs42(2), 271-305.); Mottola (2013Mottola, G. R. (2013). In our best interest: women, financial literacy, and credit card behavior., Numeracy 6(2).). |
Ocupação |
- Indivíduos com maior tempo de serviço são mais alfabetizados financeiramente em virtude da maior convivência com questões econômicas e financeiras, enquanto que trabalhadores com baixa qualificação ou desempregados apresentam atitudes e comportamentos menos desejáveis. |
Chen e Volpe (1998Chen, H., & Volpe, R. P. (1998). An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review7(2), 107-128. Recuperado em 13 abril, 2013, de Recuperado em 13 abril, 2013, de http://www2.stetson.edu/fsr/abstracts/vol_7_num2_107.pdf
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Escolaridade |
- Aqueles com maiores níveis de escolaridade são os que possuem maiores níveis de alfabetização financeira; - O número de disciplinas ligadas à área financeira cursadas na graduação está relacionado ao nível de alfabetização financeira; - Aqueles com menor nível educacional são menos propensos a responder às perguntas corretamente e mais propensos a dizer que não sabem a resposta. |
Chen e Volpe (1998Chen, H., & Volpe, R. P. (1998). An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review7(2), 107-128. Recuperado em 13 abril, 2013, de Recuperado em 13 abril, 2013, de http://www2.stetson.edu/fsr/abstracts/vol_7_num2_107.pdf
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Escolaridade dos pais |
- Os pais influenciam a alfabetização dos seus filhos; - A alfabetização financeira dos indivíduos é uniformemente relacionada com os níveis de educação de seus pais; - Os pais desempenham um papel importante ao influenciar o comportamento de consumo de seus filhos; - Os indivíduos aprendem mais sobre gestão do dinheiro com os pais. |
Liao and Cai (1995Liao, T. F., & Cai, Y. (1995). Socialization life situations and gender-role attitudes regarding the family among white American women. Sociological Perspectives38(2), 241-260.);Pinto et al. (2005Pinto, M. B., Parente, D. H., & Mansfield, P. M. (2005). Information learned from socialization agents: its relationship to credit card use. Family and Consumer Sciences Research Journal 33(4), 357-367.); Clarke et al. (2005Clarke, M. D., Heaton, M. B., Israelsen, C. L., & Eggett, D. L. (2005). The acquisition of family financial roles and responsibilities. Family and Consumer Sciences Research Journal33(4), 321-340.); Jorgensen (2007Jorgensen, B. L. (2007). Financial literacy of college students: parental and peer influences. Unpublished master's thesis. Virginia Polytechnic Institute and State University, Blacksburg, Virginia.); Mandell (2008Mandell, L. (2008). Financial literacy of high schools students.Handbook of Consumer Finance Research, New York: Springer.). |
Renda |
- Baixos níveis de renda estão associados a baixos níveis de alfabetização financeira. |
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