SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Cottonseed in the diet of Saanen goats in semiarid of Paraiba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal

On-line version ISSN 1519-9940

Abstract

GOMES, Fernando Henrique Teixeira et al. Características de carcaça em ovinos alimentados com rações contendo torta de mamona. Rev. bras. saúde prod. anim. [online]. 2012, vol.13, n.1, pp.283-295. ISSN 1519-9940.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-99402012000100025.

Objetivou-se avaliar a influência de rações que continham torta de mamona em características de carcaça e componentes não carcaça de ovinos. Foram distribuídos 20 ovinos Morada Nova (peso inicial de 18,7±1,18kg) em blocos ao acaso, de acordo com o sexo (machos inteiros e fêmeas), com cinco tratamentos (torta de mamona não tratada, tratada com calcário calcítico, ureia, fosfato monobicálcico e autoclavada) e quatro repetições. Não houve diferença no consumo de matéria seca, ganho de peso total e peso ao abate entre tratamentos e, consequentemente, não ocorreu na maioria das variáveis analisadas entre tratamentos. No entanto, animais alimentados com torta autoclavada e torta tratada com fosfato monobicálcico foram superiores aos alimentados com torta de mamona não tratada. Quanto à perda ao jejum, houve diferença entre animais alimentados com torta autoclavada e com ureia, o que resultou em diferença no percentual de peso de corpo vazio. Animais alimentados com torta tratada com fosfato monobicálcico apresentaram maior peso de rúmen retículo em relação aos animais do tratamento ureia. A área de olho de lombo foi melhor nos animais alimentados com torta de mamona autoclavada seguido pelos animais que ingeriram torta tratada com fosfato monobicálcico. Em geral, a torta de mamona não tratada não prejudica as características de carcaça e seus não componentes.

Keywords : confinamento; cortes de carcaça; destoxificação; rendimento de carcaça; Ricinus communis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License