SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Agronomic characteristics, structural and chemical characteristics of grass in Piata stocking with intermittent rest periods vary depending on the sward heightPerformance of Gir young bull maintained in "Brachiaria brizantha" pastures submitted to different management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal

On-line version ISSN 1519-9940

Abstract

SOARES FILHO, Cecilio Viega; HEINRICHS, Reges; PERRI, Silvia Helena Venturoli  and  CORREIA, Amanda de Castro. Atributos químicos no solo e produção de Cynodon dactylon cv. Tierra Verde sob doses de biofertilizante orgânico. Rev. bras. saúde prod. anim. [online]. 2015, vol.16, n.1, pp.23-35. ISSN 1519-9940.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-99402015000100003.

A concentração de nutrientes na planta está relacionada ao solo, a adubação, o clima, a época, a cultivar e as práticas culturais. Com o objetivo de avaliar os atributos químicos do solo, a produção de massa seca da parte aérea e raízes, os teores de nutrientes na planta e a composição química do capim Tierra Verde submetido a doses de biofertilizante orgânico como fonte de nitrogênio, realizou-se um experimento em casa de vegetação da Faculdade de Medicina Veterinária, UNESP, Campus de Araçatuba-SP, de janeiro a setembro de 2010. Os tratamentos foram dispostos em delineamento inteiramente casualizado, adubados com seis doses de biofertilizante orgânico (0; 33; 66; 132; 264; 528 m3ha-1) e com cinco repetições durante três cortes. Utilizou-se o modelo de parcelas subdivididas no tempo, sendo as doses de biofertilizante consideradas como tratamentos principais e os cortes como sub-parcelas. Foi obtida uma resposta linear na produção de massa seca da parte aérea e raízes até a dose de 528 m3 ha-1 de biofertilizante orgânico. O biofertilizante orgânico influenciou nos atributos químicos do solo e nos teores da matéria orgânica, enxofre, boro e manganês, e nos teores foliares de fósforo, potássio e cobre. A composição bromatológica não foi alterada pela influência das doses de biofertilizante orgânico aplicado ao solo.

Keywords : adubação orgânica; chorume bovino; gramíneas forrageiras; raízes; teor de nutrientes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )