SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Características agronômicas, estruturais e bromatológicas do capim Piatã em lotação intermitente com período de descanso variável em função da altura do pastoDesempenho de bovinos da raça Gir em pastagem de Brachiaria brizantha submetidos a diferentes manejos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal

versão On-line ISSN 1519-9940

Resumo

SOARES FILHO, Cecilio Viega; HEINRICHS, Reges; PERRI, Silvia Helena Venturoli  e  CORREIA, Amanda de Castro. Atributos químicos no solo e produção de Cynodon dactylon cv. Tierra Verde sob doses de biofertilizante orgânico. Rev. bras. saúde prod. anim. [online]. 2015, vol.16, n.1, pp.23-35. ISSN 1519-9940.  https://doi.org/10.1590/S1519-99402015000100003.

A concentração de nutrientes na planta está relacionada ao solo, a adubação, o clima, a época, a cultivar e as práticas culturais. Com o objetivo de avaliar os atributos químicos do solo, a produção de massa seca da parte aérea e raízes, os teores de nutrientes na planta e a composição química do capim Tierra Verde submetido a doses de biofertilizante orgânico como fonte de nitrogênio, realizou-se um experimento em casa de vegetação da Faculdade de Medicina Veterinária, UNESP, Campus de Araçatuba-SP, de janeiro a setembro de 2010. Os tratamentos foram dispostos em delineamento inteiramente casualizado, adubados com seis doses de biofertilizante orgânico (0; 33; 66; 132; 264; 528 m3ha-1) e com cinco repetições durante três cortes. Utilizou-se o modelo de parcelas subdivididas no tempo, sendo as doses de biofertilizante consideradas como tratamentos principais e os cortes como sub-parcelas. Foi obtida uma resposta linear na produção de massa seca da parte aérea e raízes até a dose de 528 m3 ha-1 de biofertilizante orgânico. O biofertilizante orgânico influenciou nos atributos químicos do solo e nos teores da matéria orgânica, enxofre, boro e manganês, e nos teores foliares de fósforo, potássio e cobre. A composição bromatológica não foi alterada pela influência das doses de biofertilizante orgânico aplicado ao solo.

Palavras-chave : adubação orgânica; chorume bovino; gramíneas forrageiras; raízes; teor de nutrientes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )