SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Black oat silage quality under ensiling phenological stages, particle size and pre-wilting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal

On-line version ISSN 1519-9940

Abstract

OLIVEIRA, José Evandro Gervasio de et al. Assimetrias e similaridades na produção de cavalos no sul do Brasil e Argentina: produtividade, aspectos sanitários e comerciais. Rev. bras. saúde prod. anim. [online]. 2015, vol.16, n.3, pp.470-485. ISSN 1519-9940.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-99402015000300001.

O objetivo com este estudo foi observar as similaridades e asimetrias existentes na criação de cavalos no sul do Brasil e Argentina, a partir de análise dos aspectos produtivos, comerciais e da saúde dos equinos. A metodologia utilizada compreendeu levantamento de dados, através de aplicação de questionário a campo (fontes primárias) e pesquisas bibliográficas (fontes secundárias). A amostragem abrangeu criadores de equinos do Rio Grande do Sul e Argentina. O questionário foi elaborado baseado no Estudo do Complexo do Agronegócio Cavalo no Brasil, dividido em: Aspectos de Proodução, Sanitários e Comerciais. Foi realizada análise descritiva dos dados e as frequências relativas foram comparadas pelo teste Qui-quadrado (P<0,05). Observou-se similaridades nos aspectos relacionados à criação e comercialização, mas assimetria relacionada à saúde dos equinos. No sul do Brasil 29,0% dos proprietários vivem da criação de cavalos, enquanto 67,7% exercem outras atividades remuneradas. Observou-se similaridade no controle de endoparasitas e assimetria em relação à ectoparasitas. A alta percentagem de controle de doenças observada na Argentina pode estar relacionada à tecnificação e a mão de obra treinada. Contudo, observou-se similaridade entre as fazendas do sul do Brasil e Argentina em relação ao controle sanitário dos rebanhos de equinos. A respeito das diversas assimetrias e semelhanças observadas, destaca-se a importância do agronegócio cavalo na produção de emprego e renda, bem como a contribuição econômica e cultural para ambos os países. Além disso, há necessidade de políticas públicas para a promoção da indústria do cavalo.

Keywords : agronegócio; criação de equinos; produção animal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )