SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Spatial variability of yield response and morphological Marandu grass depending on the chemical and topographical. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal

On-line version ISSN 1519-9940

Abstract

FABRICE, Carlos Eduardo Santos et al. Recuperação de pastagens de Brachiaria decumbensdegradada com introdução de Stylosanthes e adubação fosfatada1. Rev. bras. saúde prod. anim. [online]. 2015, vol.16, n.4, pp.758-771. ISSN 1519-9940.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-99402015000400001.

Objetivou-se avaliar a possibilidade de recuperação deumapastagem degradada, deBrachiaria decumbens, com a introdução da leguminosaStylosanthes e adubação fosfatada. O experimento constou de distintos métodos de introdução em um delineamento experimental em blocos casualizados com parcelas subdivididas (adubado com e sem fósforo), com quatro repetições e compostos pelos tratamentos: testemunha Brachiaria decumbens; dessecação parcial com 1,5L ha-1 de glifosato; dessecação total com 3,0L ha-1 de glifosato; plantio direto; escarificação do solo; gradagem rome e aração mais gradagem. Nos tratamentos gradagem rome e aração mais gradagem a semeadura da leguminosa foi feita a lanço e os demais na forma de semeadura direta. Foram realizados seis cortes para separação dos componentes morfológicos da forragem e composição botânica. Os maiores acúmulos de massa seca total foram encontrados para dessecação parcial com 1,5L ha-1 de glifosato, gradagem rome, aração mais gradagem e dessecação total com 3,0L ha-1 de glifosato em relação aos tratamentos plantio direto da leguminosa e testemunha. A composição bromatológica foi melhor na estação da primavera, PB e FDA apresentaram diferenças significativas entre todos os tratamentos (P<0,05). O adubo fosfatado teve efeito para FDA nas estações da primavera e outono. A introdução da leguminosa, por meio de gradageme aração + gradagem,promoveu a maior produtividade na biomassa total e a dessecação parcial e totalaumentaram a participação da leguminosa. A adubação fosfatada somente apresentou resultados positivos na produtividade e participação da leguminosa durante a época de verão.

Keywords : adubo; consorciação; degradação; pasto; plantio direto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )