SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Composting of marine fish residues and rice huskProductive and economic performance of different a genotype of lambs finished in feedlot author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal

On-line version ISSN 1519-9940

Abstract

BITTAR, Carla Maris Machado et al. Desempenho e parâmetros sanguíneos de bezerros em sistema de desaleitamento precoce suplementados com probiótico de bactérias ruminais. Rev. bras. saúde prod. anim. [online]. 2016, vol.17, n.2, pp.249-261. ISSN 1519-9940.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-99402016000200012.

Vinte bezerros mestiços da raça Holandês x Jersey, distribuídos em blocos completos casualizados, foram utilizados para determinar o efeito do fornecimento de probiótico de bactérias ruminais sobre o desempenho e os parâmetros sanguíneos de bezerros leiteiros em sistema de desaleitamento precoce. Os animais foram submetidos ao tratamento controle ou ao fornecimento via oral de 2g de probiótico/dia durante o aleitamento. Os bezerros receberam 6 litros de sucedâneo lácteo por dia divididos em duas refeições diárias e foram desaleitados de forma gradual na 6ª semana de vida, entretanto, as variáveis foram coletadas até a 10ª semana. O consumo de concentrado inicial e o escore fecal foram registrados diariamente. Semanalmente foram realizadas pesagens e medidas corporais como, altura de cernelha, largura de garupa e perímetro torácico. Foram realizadas colheitas de sangue nas semanas, 2, 4, 6, 8 e 10, 2h após o primeiro aleitamento, para determinação de concentrações plasmáticas de glicose, proteína total, albumina, β-hidroxibutirato e cortisol. A suplementação de probiótico não afetou o consumo de concentrado, o peso, o ganho de peso, e as medidas corporais dos animais. Não houve efeito sobre o escore fecal entre os tratamentos. Os parâmetros sanguíneos não foram alterados em resposta ao fornecimento do probiótico, apenas a concentração de cortisol, que foi maior nos animais suplementados. O fornecimento de probiótico de bactérias ruminais não favorece o desempenho e o metabolismo de bezerros leiteiros em sistema de desaleitamento precoce.

Keywords : consumo; crescimento; escore fecal; metabolismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )