SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Metabolismo respiratório e da glicose de Carassius auratus submetidos à concentrações de eugenol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal

versão On-line ISSN 1519-9940

Resumo

PEDREIRA, Marcelo Mattos et al. Substratos para biofiltros em sistemas de recirculação na larvicultura de tilápia do Nilo. Rev. bras. saúde prod. anim. [online]. 2016, vol.17, n.3, pp.553-560. ISSN 1519-9940.  https://doi.org/10.1590/S1519-99402016000300020.

Sistemas de recirculação de água (RAS) reduzem o uso de água e melhoram sua qualidade com a reciclagem de nutrientes, sendo os biofiltros usados para reduzir a concentração de amônia por oxidação a nitrato, por bactérias nitrificantes. Os filtros biológicos têm sido utilizados para manter os parâmetros da água aceitáveis para larvas e juvenis, diminuindo a concentração de amônia. O objetivo do experimento foi avaliar diferentes tipos de substratos para biofiltro no aquário sobre o desempenho de larvas de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, e qualidade da água. Foram utilizadas 1.200 larvas de tilápia do Nilo (comprimento inicial = 11,58 ± 0,82mm; peso = 189,00 ± 44,0mg) foram randomicamente distribuídos em vinte aquários contendo 6 L (60 larvas aquário-1) com cinco biofiltros diferentes (4 aquários cada): (1) controle, sem substrato; (2) brita granítica e concha; (3) brita granítica; (4) cascalho de quartzo e (5) porcelana. Os valores de condutividade, turbidez, pH, nitrato, nitrito e amônia indicam que os biofiltros compostos por brita e concha e por porcelana apresentaram a melhor eficiência do processo de biofiltração. O oxigênio dissolvido na água não diferiu entre os tratamentos, sendo os níveis adequados para a espécie. Peixes cultivados em aquários com biofiltros com porcelana e cascalho no substrato, apresentaram maior peso e comprimentos total e padrão que nos demais substratos. Indica-se o uso de biofiltro composto de porcelana para a larvicultura de tilápia por proporcionar maior peso e comprimento e melhores parâmetros limnológicos.

Palavras-chave : biofiltração; parâmetros limnológicos; nitrificação; qualidade da água; RAS.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )