SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Biometria testicular e concentrações séricas de testosterona de garanhões Pôneis da raça Brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal

versão On-line ISSN 1519-9940

Resumo

OLIVEIRA, Marilza Assunção de et al. Avaliação física, morfológica e identificação de proteínas seminais em ovinos da raça Santa Inês. Rev. bras. saúde prod. anim. [online]. 2017, vol.18, n.1, pp.211-220. ISSN 1519-9940.  http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402017000100020.

Este estudo teve como objetivo identificar proteínas do plasma seminal associadas à fertilidade em ovinos da raça Santa Inês em Manaus, AM, utilizando técnicas de eletroforese bidimensional associadas à espectrometria de massa. Amostras de sêmen de oito carneiros adultos foram coletadas, retirando-se uma alíquota para as avaliações físicas e morfológicas do sêmen, e o plasma seminal foi submetido ao perfil SDS-PAGE e à eletroforese bidimensional. Os géis foram corados com Coomassie coloidal, digitalizados e analisados no aplicativo ImageMaster 2D Platinum, versão 6.0. Os spots selecionados foram cortados individualmente do gel mestre, digeridos com tripsina e submetidos à identificação por espectrometria de massa (MALDI-Tof/Tof). Dos 108 spots detectados no gel, selecionou-se 10 spots diferenciais (com base na distribuição dos mesmos no gel bidimensional e com a pré-análise destes no ImageMaster 2D Platinum Software), identificando-se 03 proteínas: a clusterina, a 14-3-3 protein zeta chain e a Ram Seminal Versicles 22kDa Protein. A identidade dessas proteínas infere que os componentes do plasma seminal participam de processos fisiológicos ligados à proteção do espermatozoide, sua motilidade e capacitação espermática, todos associados à fertilidade. Essas proteínas precisam ser melhor estudadas para verificar se as mesmas poderiam ser utilizadas como marcadores moleculares de fertilidade, já que também foram encontradas em outros trabalhos realizados com ovinos da raça Santa Inês.

Palavras-chave : fertilidade; plasma seminal; eletroforese bidimensional.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )