SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Composição química de silagem e feno de Gliricídia sepium em diferentes alturas de resíduoViabilidade do uso de características “dias para um peso específico” em programas de melhoramento genético de bovinos da raça Nelore índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal

versão On-line ISSN 1519-9940

Resumo

CRUVINEL, Welma Santos et al. Perfil fermentativo e valor nutritivo da silagem de girassol com cultivares de “Urochloa brizantha” na safrinha. Rev. bras. saúde prod. anim. [online]. 2017, vol.18, n.2, pp.249-259. ISSN 1519-9940.  https://doi.org/10.1590/s1519-99402017000200004.

O girassol sob forma de silagem é uma alternativa para ser utilizado no período de safrinha, em que a deficiência hídrica torna as culturas tradicionais inviáveis. No entanto, a silagens exclusiva de girassol apresentam níveis acima de 70 g/kg MS de extrato etéreo, o que pode comprometer a fermentação ruminal. Sendo assim, a ensilagem do girassol com forrageiras tropicais pode trazer benefícios para a qualidade da silagem. Sendo assim, objetivouse avaliar o perfil fermentativo e o valor nutritivo da silagem de girassol com cultivares de Urochloa brizantha na safrinha. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos da silagem de girassol com e sem adição de cultivares de Urochloa brizantha na ensilagem: silagem de girassol; silagem de girassol + 30% do capim-marandu; silagem de girassol + 30% do capim-xaraés; silagem de girassol + 30% do capim-piatã e silagem de girassol + 30% do capim-paiaguás, totalizando 20 silos experimentais. Os resultados demonstraram que as silagens com adição dos cultivares de Urochloa brizantha, contribuíram para melhorar o perfil fermentativo e valor nutricional das silagens. Silagens com 30% dos capins piatã e paiaguás apresentaram maiores teores de PB e menores teores de FDA e lignina, sendo mais recomendadas para ensilagem com girassol.

Palavras-chave : composição bromatológica; digestibilidade in vitro da MS; ensilagem; Helianthus annuus L..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )