SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Structural characteristics and chemical composition of andropogon grass pasture managed under different defoliation intensities and rest periodsIntake, digestibility, and ruminal parameters of Nellore bulls supplemented with increasing levels of crude glycerin in Brachiaria Brizantha pastures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal

On-line version ISSN 1519-9940

Abstract

PINHO, Ricardo Martins Araujo et al. Efeito da mucilagem da palma forrageira sobre a fermentação ruminal in vitro da celulose, amido e proteína. Rev. bras. saúde prod. anim. [online]. 2017, vol.18, n.4, pp.505-517. ISSN 1519-9940.  https://doi.org/10.1590/s1519-99402017000400002.

Objetivou-se com esta pesquisa avaliar o efeito dos níveis de mucilagem de palma forrageira sobre a fermentação ruminal in vitro de celulose, amido e proteína. Utilizou-se um delineamento experimental inteiramente casualizado, disposto em um esquema fatorial 5 × 3, com 5 níveis de mucilagem de palma forrageira (0, 5, 10, 20 e 40%) e três substratos (carboxymetilcelulose, amido e trypticase). Os tratamentos foram avaliados em ambiente ruminal simulado por incubação in vitro em diferentes tempos de incubação: 0, 3, 6, 12, 24 e 48 horas. O procedimento de incubação foi repetido três vezes, perfazendo-se o total de três avaliações por tempo de incubação para cada tratamento. Houve interação (P<0,05) entre os níveis de mucilagem e substratos para todos os parâmetros ruminais avaliados, com exceção da concentração de proteína microbiana após 48 horas de fermentação e para as proporções de acetato e butirato às 0 hora de fermentação. Houve aumento quadrático (P<0,05) para a concentração de nitrogênio amoniacal após 48 horas de incubação nos meios, contendo carboxymetilcelulose e trypticase. Os valores de pH reduziram de forma quadrática (P<0,05) em função dos níveis de mucilagem nos meios contendo carboxymetilcelulose e trypticase. De maneira geral, não foram observadas alterações expressivas entre as proporções molares individuais de acetato, propionato e butirato com a adição dos níveis de mucilagem de palma forrageira aos diferentes substratos. A inclusão de níveis de mucilagem de palma forrageira afeta o padrão de fermentação do amido, celulose e proteína realizada por microrganismos ruminais.

Keywords : nitrogênio amoniacal; proteína microbiana; pH; microrganismos ruminais; ácidos graxos voláteis.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )