SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20The effect of dietary phytase and various available phosphorus levels on performance and egg quality in Japanese quailIn vitro evaluation of the association of chitosan and cashew nut shell liquid as additives for ruminants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal

On-line version ISSN 1519-9940

Abstract

DE PAULA, Marília Ribeiro; SLANZON, Giovana Simão; SOBREIRA, Natália  and  BITTAR, Carla Maris Machado. Saúde, desempenho e transferência de imunidade passiva em bezerras com consumo adicional de imunoglobulinas através de suplemento de colostro. Rev. bras. saúde prod. anim. [online]. 2019, vol.20, e0242019.  Epub May 02, 2019. ISSN 1519-9940.  http://dx.doi.org/10.1590/s1519-9940200242019.

O objetivo do presente experimento foi avaliar o efeito do consumo adicional de imunoglobulinas através do fornecimento de suplemento de colostro associado a colostro materno de alta qualidade na transferência de imunidade passiva, saúde e desempenho de bezerras da raça Holandesa recém-nascidas. Após o nascimento, 80 fêmeas foram distribuídas aleatoriamente em dois tratamentos: (CM) colostro materno de alta qualidade, fornecido em volume correspondente a 15% do peso ao nascer (PN); e (CM+S) colostro materno de alta qualidade (15% PN) + suplemento de colostro. Os parâmetros sanguíneos não foram afetados pelo fornecimento adicional de imunoglobulinas (Ig) através da associação de suplemento com colostro materno. O consumo de concentrado e o consumo total de matéria seca (MS) não foram afetados pela administração do suplemento de colostro. O consumo adicional de Ig através do fornecimento de suplemento de colostro também não afetou o desempenho e a eficiência alimentar das bezerras, entretanto os animais dobraram o peso ao nascer ao final do experimento, assim como aqueles que receberam CM. Em relação à saúde, o fornecimento adicional de Ig não afetou os dias com diarréia, dias com febre ou dias medicados. O consumo adicional de Ig através do fornecimento de suplemento de colostro em associação ao colostro materno de alta qualidade não melhorou a imunidade, bem como não afetou o desempenho ou a saúde das bezerras.

Keywords : Ganho de peso; Imunoglobulina Y; Parâmetros sanguíneos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )