SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Estimates for digestible threonine: lysine for 21 - 35-day-old female meat-type quailsIngestive behavior, ruminal and blood kinetics in lambs fed cow cheese whey author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal

On-line version ISSN 1519-9940

Abstract

FERNANDES, Francisco Duarte et al. Poda como estratégia para melhorar o valor nutricional da parte aérea de clones de mandioca de indústria. Rev. bras. saúde prod. anim. [online]. 2020, vol.21, e2121082020.  Epub Dec 14, 2020. ISSN 1519-9940.  https://doi.org/10.1590/s1519-99402121082020.

O presente estudo objetivou determinar a influência da poda na produtividade de amido e no valor nutricional da parte aérea de mandioca de clones de mandioca de indústria adaptados ao Cerrado do Brasil Central. Quatro clones elite foram submetidos ou não à poda total da parte aérea aos 12 meses após o plantio, em delineamento experimental de blocos completos casualizados, com três repetições. As avaliações foram realizadas aos dezoito meses após o plantio, sendo os dados submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey. O clone 330/09 se destacou por apresentar maior produtividade de raízes com e sem poda, e maiores rendimentos de amido, produtividade de massa verde e seca e produtividade de proteína bruta da parte aérea no manejo sem poda. No manejo com poda, se destacaram os clones 117/09 e 359/09, quanto os teores de proteína bruta da parte aérea e a digestibilidade in vitro da matéria seca da parte aérea, portanto, esses clones se constituem em opção visando o aproveitamento da parte aérea na alimentação animal. O manejo de poda total aos 12 meses de idade aumentou significativamente os teores de proteína bruta e a digestibilidade in vitro da matéria seca da parte aérea, melhorando o seu valor nutritivo, entretanto, reduziu o rendimento de amido das raízes e as produtividades de raízes e da parte aérea.

Keywords : Manihot esculenta Crantz; alimentação animal; digestibilidade; farinha; fécula.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )