SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1-2O que é ecologia de paisagens? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Biota Neotropica

versão On-line ISSN 1676-0611

Resumo

GIBRAN, Fernando Zaniolo; FERREIRA, Katiane Mara  e  CASTRO, Ricardo M. C.. Dieta de Crenicichla britskii (Perciformes: Cichlidae) em um riacho da bacia do rio Aguapeí, Alto rio Paraná, sudeste do Brasil. Biota Neotrop. [online]. 2001, vol.1, n.1-2, pp.1-5. ISSN 1676-0611.  https://doi.org/10.1590/S1676-06032001000100007.

Estudamos qualitativamente os conteúdos estomacais de 20 exemplares (36,1-71,3 mm de comprimento padrão) de Crenicichla britskii ("Jacundá" ou "Joaninha"), coletados na bacia do rio Aguapeí, Estado de São Paulo, sudeste do Brasil, em um trecho de 100 m de riacho de segunda ordem correndo no interior de uma mata de galeria rala localizada dentro de uma grande área de pastagem. A dieta, em termos de composição percentual, foi predominantemente constituída por insetos aquáticos (50%) (principalmente estágios imaturos), crustáceos (14,3%), material orgânico não identificado e algas clorofíceas filamentosas (ambos com 10,7%), seguidos por peixes e aracnídeos (ambos com 7,1%). A análise da dieta mostra que C. britskii é um insetívoro generalista que apresenta um tubo digestivo relativamente curto, e uma dieta composta por itens autóctones que captura na coluna d'água ou na superfície, enterrados ou sobre o substrato, ou ainda associados às macrófitas e restos vegetais submersos.

Palavras-chave : Cichlidae; Crenicichla britskii; dieta; bacia do Alto rio Paraná; sudeste do Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons