SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Fish assemblage structure in a first order stream, southeastern Brazil: longitudinal distribution, seasonality, and microhabitat diversityIctiofauna, recursos alimentares e relações com as interferências antrópicas em um riacho urbano no sul do Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Biota Neotropica

On-line version ISSN 1676-0603

Abstract

BIESMEIJER, Jacobus C. et al. Connectance of Brazilian social bee: food plant networks is influenced by habitat, but not by latitude, altitude or network size. Biota Neotrop. [online]. 2005, vol.5, n.1, pp. 85-93. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032005000100010.

Vários estudos recentes mostram que o nível de generalização (medido como porcentagem de conectância) das redes plantas-polinizadores apresentam várias correlações ecológicas, como latitude e longitude. Neste trabalho, apresentamos os níveis de generalização em 27 redes de dois-modos de abelhas sociais e das plantas que lhes servem de alimento em vários habitats e ambientes urbanos brasileiros. As abelhas sociais são forrageiras generalistas e estão entre os visitantes florais mais abundantes no Brasil. Provavelmente, são responsáveis por 30 a 50% de todas as interações entre plantas e visitantes florais. A conectância é significativamente influenciada pelo habitat. Os cerrados apresentaram uma menor conectância do que as dunas, a Mata Atlântica e os ambientes urbanos ocuparam uma posição intermediária, e a caatinga árida apresentou um grau de conectância semelhante às dunas. Isso mostra claramente que a generalização nas comunidades de visitantes florais e plantas pode ser influenciada pelo habitat, mesmo em um mesmo grupo de visitantes, como, no nosso caso, as abelhas sociais. Nós provamos que a força das interações não é diferente entre o cerrado e os habitats semi-áridos (dunas e caatinga) e discutimos outras explicações para nossas interpretações.

Keywords : Polinização; abelhas sem ferrão; Meliponini; Apis, Bombus; recursos alimentares.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English