SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Redescription and osteology of Bryconamericus exodon Eigenmann, 1907 (Ostariophysi, Characiformes, Characidae)Elasmobranchs caught by artisanal fishing in the south cost of Parana State and north cost of Santa Catarina State, Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Biota Neotropica

versión On-line ISSN 1676-0603

Resumen

AYRES-PERES, Luciane; SOKOLOWICZ, Carolina C.  y  SANTOS, Sandro. Diversidade e abundância da macrofauna bentônica em ambientes lóticos da região central do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Biota Neotrop. [online]. 2006, vol.6, n.3, pp. 0-0. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032006000300006.

A fauna bentônica tem um importante papel nos ambientes límnicos, fazendo parte da cadeia trófica e participando do fluxo de nutrientes. O objetivo deste trabalho foi estudar a diversidade e a abundância dos invertebrados bentônicos em quatro cursos de água da região central do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Amostragens foram realizadas sazonalmente com uma rede de mão (puçá) nas margens e nos leitos dos arroios em cada local de coleta, entre Novembro de 2001 e Setembro de 2002. Para analisar os dados foram aplicados os índices de riqueza de Margalef, diversidade de Shannon e uniformidade de Pielou. Um total de 58 famílias e três outros grandes taxa (Hirudinea, Oligochaeta e Copepoda) de invertebrados foram identificados. Os maiores valores de diversidade e abundância foram encontrados nas margens dos arroios, seguindo um padrão verificado para regiões tropicais e subtropicais. Este é o primeiro inventário de invertebrados bentônicos da região central do Estado Rio Grande do Sul, e servirá de base para futuros estudos sobre a diversidade e a conservação dessa fauna frente às alterações antrópicas no ambiente.

Palabras llave : macroinvertebrados bentônicos; índice de riqueza; uniformidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés