SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Assemblage of anurans (Amphibia, Anura) of an area of Atlantic Forest, South of BrazilFloristic and phytophysiognomies characterization of the Serra do Condado, Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Biota Neotropica

On-line version ISSN 1676-0603

Abstract

RABELLO, Ananza; RAMOS, Flávio Nunes  and  HASUI, Érica. Efeito do tamanho do fragmento na dispersão de sementes de Copaíba (Copaifera langsdorffii Delf.). Biota Neotrop. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 47-54. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032010000100004.

A fragmentação de habitats pode afetar negativamente a relação mutualística entre plantas e animais, se estes tornarem-se localmente extintos nos fragmentos. No decorrer do processo de fragmentação há evidências de substituição de espécies especialistas por generalistas, adotando também sua função no ecossistema. Nós estudamos a frugivoria de Copaifera langsdorfii por aves para avaliar o efeito do tamanho do fragmento no potencial de dispersão das suas sementes. Durante o ano de 2008 foram selecionadas vinte plantas focais distribuídas em cinco remanescentes de Mata Atlântica (amplitude 29,2 a 104,8 ha) para descrever o comportamento de forrageamento de aves consumidoras e avaliar o potencial de dispersão de sementes de cada espécie através do método de observação focal. O potencial de dispersão variou entre as espécies, juntamente com o padrão de distribuição e abundância nos diferentes fragmentos. O tamanho dos fragmentos afetou positivamente o número de interações de espécies com bom potencial de dispersão (R2 = 0,85; p = 0,05). A riqueza de espécies com má qualidade de dispersão foi negativamente afetada pelo tamanho do fragmento, mas com significância marginal (R2 = 0,77; p= 0,08). Portanto a preservação de fragmentos de maior tamanho garante mais eventos de interação entre a C. langsdorfii e seus bons dispersores, e consequentemente favorece seu sucesso reprodutivo.

Keywords : aves; fragmentação; interação animal planta; Mata Atlântica; táticas de forrageamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese