SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1New species of Leuropeltis Hebard, 1921 (Blattellidae, Pseudophyllodromiinae) from Amazonas State, BrazilTwo new species of Lopesia Rübsaamen (Diptera, Cecidomyiidae) from Brazil, with an identification key of species author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Biota Neotropica

On-line version ISSN 1676-0603

Abstract

HANAZAKI, Natalia et al. Saliência ecológica e concordância na identificação de espécies arbóreas de Mata Atlântica Brasileira. Biota Neotrop. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 77-84. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032010000100007.

Este estudo visa investigar o consenso entre informantes no reconhecimento e denominação de espécies arbóreas de um ambiente com alta diversidade, a floresta atlântica brasileira (Sete Barras, SP), através de um procedimento metodológico baseado em estímulos padronizados. Foram selecionados sete especialistas locais conhecedores de espécies arbóreas usadas para madeira e artesanatos, que percorreram individualmente uma mesma área de 1,72 ha para identificar e nomear todas as árvores conhecidas com mais de 4 cm de DAP (diâmetro na altura do peito) através de nomes populares. Todas as árvores foram identificadas botanicamente e tiveram seus DAP e altura determinados. A saliência ecológica das espécies arbóreas, expressa em termos da abundância, da altura média e do DAP, foi testada com relação ao conhecimento de cada informante em nomear as espécies. As caminhadas guiadas resultaram em 708 eventos de identificação, com nomes populares que correspondem a 122 espécies botânicas, ou a 68% de todas as espécies arbóreas presentes. Tanto a reduzida abundância como a saliência ecológica de espécies raras podem explicar seu reconhecimento. As concordâncias mais elevadas em nomear uma árvore foram relacionadas somente à abundância da espécie e não ao seu tamanho (dado pelo diâmetro e pela altura). Em alguns casos, não há um único nome popular para uma espécie botânica, refletindo a variação intrínseca no conhecimento local, que deve ser considerada em estudos etnobotânicos, nas avaliações ecológicas baseadas no conhecimento local, assim como em programas de manejo e conservação participativos.

Keywords : etnobotânica; etnoecologia; conhecimento local; parataxonomia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English