SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Two new species of Lopesia Rübsaamen (Diptera, Cecidomyiidae) from Brazil, with an identification key of speciesIchthyofauna of Rio Jurubatuba, Santos, São Paulo: a high diversity refuge in impacted lands author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Biota Neotropica

On-line version ISSN 1676-0603

Abstract

GOMIERO, Leandro Muller; VILLARES JUNIOR, Gilberto Aparecido  and  BRAGA, Francisco Manoel de Souza. Relação peso-comprimento e fator de condição de Oligosarcus hepsetus (Cuvier, 1829) no Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Santa Virgínia, Mata Atlântica, estado de São Paulo, Brasil. Biota Neotrop. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 101-105. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032010000100009.

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Oligosarcus hepsetus no Rio Grande do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Santa Virgínia, São Paulo. A relação peso-comprimento foi estimada para imaturos, fêmeas e machos, através da expressão P = aCb. Os parâmetros a e b foram estimados após transformação logarítmica dos dados de peso e comprimento e subsequente ajuste de uma linha reta aos pontos pelo método dos mínimos quadrados. Para fêmeas e machos foram obtidas as equações da relação peso-comprimento por período do ano (outono, inverno, primavera e verão), utilizando o peso total e o peso sem as gônadas. O fator de condição dos imaturos foi mais alto do que para machos e fêmeas, possivelmente, devido ao gasto energético com o desenvolvimento dos ovócitos e em menor grau dos espermatozóides. Esta espécie apresentou maiores valores de fator de condição no outono devido ao acúmulo de gordura e nas demais estações estes valores diminuíram devido ao longo período reprodutivo. As condições ambientais da Mata Atlântica parecem ser primordiais para o desenvolvimento das estratégias reprodutivas apresentadas por Oligosarcus hepsetus.

Keywords : relação peso-comprimento; fator de condição; Oligosarcus hepsetus; Mata Atlântica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese