SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1The germination of seeds of Epiphyllum phyllanthus (L.) Haw. (Cactaceae) is controlled by phytochrome and by nonphytochrome related processReproductive biology of Cercosaura schreibersii (Squamata, Gymnophthalmidae) and Cnemidophorus lacertoides (Squamata, Teiidae) in Sul-Riograndense shield, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Biota Neotropica

On-line version ISSN 1676-0603

Abstract

BISPO, Arthur Ângelo  and  SCHERER-NETO, Pedro. Taxocenose de aves em um remanescente da Floresta com Araucária no Sudeste do Paraná, Brasil. Biota Neotrop. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 121-130. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032010000100012.

Este trabalho teve por objetivo analisar a comunidade de aves de um remanescente florestal de pequeno porte (10 ha) localizado no município de Tijucas do Sul, estado do Paraná, nos domínios da Floresta com Araucária. Durante o período de novembro de 1999 a abril de 2001 foram realizadas 15 amostragens de dois dias de duração no qual foram utilizados os métodos de amostragem por captura com redes de neblina e observações visuais e auditivas. Foram registradas 118 espécies de 35 famílias. De acordo com a freqüência de ocorrência cerca de 44% das espécies foram consideradas pouco freqüentes. As guildas tróficas mais representativas foram aquelas compostas por espécies onívoras, seguidas pelas insetívoras de folhagem. O método de captura com redes ornitológicas obteve 501 capturas de 47 espécies. As espécies capturadas apresentaram abundâncias relativas variando de 0,31 a 13,16% e o índice de equitabilidade foi de 0,83, demonstrando que a taxocenose apresenta uma baixa dominância. A estrutura da taxocenose registrada é a esperada para um fragmento de pequeno porte, com a maior abundância de guildas e espécies generalistas e com a presença de um grande número de espécies com baixa frequência de ocorrência. Apesar disso, a composição específica com uma grande presença de espécies silvícolas demonstra que o remanescente desempenha um importante papel na manutenção de espécies dependentes dos ambientes florestais.

Keywords : taxocenose de aves; Floresta com Araucária; estrutura de comunidades; guildas tróficas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese