SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Food habits of snakes from Espigão do Oeste, Rondônia, BrazilSophora tomentosa and Crotalaria vitellina (Fabaceae): reproductive biology and interactions with bees in the restinga of Ubatuba, São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Biota Neotropica

On-line version ISSN 1676-0603

Abstract

PEREIRA, Jussara Paula Rezende  and  SCHIAVETTI, Alexandre. Conhecimentos e usos da fauna cinegética pelos caçadores indígenas "Tupinambá de Olivença" (Bahia). Biota Neotrop. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 175-183. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032010000100018.

Este estudo registra como os caçadores indígenas "Tupinambá de Olivença" (Bahia) conhecem e utilizam a fauna cinegética. Como métodos de obtenção de dados foram utilizados entrevistas abertas e semi-estruturadas no período de agosto 2006 a julho de 2008. Foram entrevistados 48 caçadores indígenas, com idades que variaram de 18 a 65 anos. Quando foram solicitados a mencionar os animais ocorrentes na região, os caçadores indígenas exemplificaram 42 espécies diferentes. O tatu-verdadeiro (Dasypus novemcinctus) é o animal mais capturado pelos caçadores. Foram observados dois principais usos da fauna silvestre: como recurso alimentar e como recurso medicinal. As armadilhas são os métodos mais utilizados para a captura dos animais. De acordo com os investigados, a atividade de caça é praticada com menor intensidade no verão. A maioria dos indígenas caça com maior freqüência em capoeiras próximas de suas residências, assim como preferem caçar animais machos e adultos. Os dados obtidos neste estudo poderão ser utilizados como fonte de conhecimento para subsidiar estratégias de conservação nas áreas protegidas federais existentes na região.

Keywords : etnoecologia; população indígena; atividade de caça; conhecimento tradicional; conservação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese