SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Insect galls of the Parque Estadual Paulo César Vinha (Guarapari, ES, Brazil)First survey of mayflies (Ephemeroptera, Insecta) from Espírito Santo State, Southeastern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Biota Neotropica

On-line version ISSN 1676-0603

Abstract

BRASSALOTI, Ricardo Augusto; ROSSA-FERES, Denise de Cerqueira  and  BERTOLUCI, Jaime. Anurofauna da Floresta Estacional Semidecidual da Estação Ecológica dos Caetetus, Sudeste do Brasil. Biota Neotrop. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 275-291. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032010000100024.

A Floresta Estacional Semidecidual é considerada uma das formações florestais mais ameaçadas e suprimidas pela expansão agrícola do início do século passado, com sua cobertura vegetal reduzida a menos de 8% da original. Estudos sobre taxocenoses de anfíbios anuros nessa formação florestal ainda são escassos, mesmo quando consideramos as poucas áreas de floresta primária que restaram. Apresentamos neste estudo os resultados de um levantamento de espécies de anfíbios anuros da Estação Ecológica dos Caetetus, uma unidade de conservação que abriga importante remanescente de Floresta Estacional Semidecidual na região Centro-oeste do estado de São Paulo, região considerada prioritária para conservação no estado. Foram registradas 34 espécies distribuídas em nove famílias, dentre as quais Hylidae e Leptodactylidae foram as que apresentaram as maiores riquezas, com 14 e oito espécies, respectivamente. A elevada riqueza de espécies da área, principalmente da família Hylidae, provavelmente está associada tanto à grande heterogeneidade ambiental dessa formação florestal como à sua localização em área de transição entre áreas de Cerrado e de Floresta Ombrófila. A alta riqueza de espécies, quando comparada à de outras áreas de mesma formação florestal, bem como a presença de representantes das famílias Centrolenidae, Craugastoridae e Hylodidae, que são dependentes de habitats florestais, atestam o bom estado de conservação e a importância regional desse remanescente florestal.

Keywords : anfíbios anuros; história natural; inventário; Floresta Estacional Semidecidual; estado de São Paulo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese