SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Coleoptera associated with pig carcass exposed in a forest reserve, Manaus, Amazonas, BrazilGuard-hair microstructure of Brazilian felids: considerations for species identification author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Biota Neotropica

On-line version ISSN 1676-0603

Abstract

SAZIMA, Ivan  and  SAZIMA, Cristina. Aves limpadoras Brasileiras: atualização e breve reavaliação. Biota Neotrop. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 327-331. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032010000100028.

Algumas espécies de aves alimentam-se de parasitas externos, como carrapatos e moscas, sobre o corpo de mamíferos (hospedeiros ou clientes). As assim denominadas aves limpadoras que ocorrem no Brasil foram recentemente revistas, porém o acúmulo de novos e importantes dados indica a necessidade de atualização e breve reavaliação deste tipo de associação. Novos registros elevam o número de clientes conhecidos para algumas espécies de aves limpadoras. O caracará (Caracara plancus) cata carrapatos em gado vacum, e o gavião-de-anta (Daptrius ater) apanha carrapatos em capivaras. A jaçanã (Jacana jacana) apanha carrapatos, mutucas, artrópodes e partículas orgânicas em capivaras, e a retirada de carrapatos em capivaras pelo vira-bosta (Molothrus bonariensis) é aqui evidenciada por fotografias. O suiriri-cavaleiro (Machetornis rixosa) caça destramente mutucas em capivaras, e estes últimos clientes são aqui registrados posando para a iraúna-grande (Molothrus oryzivorus), que também cata parasitas do cervo-do-pantanal. A garça-vaqueira (Bubulcus ibis) de fato apanha carrapatos diretamente no gado. Com os novos registros, alguns assuntos pouco documentados ou controversos na literatura são aqui confirmados, uma hipótese é validada, e uma sugestão é invalidada.

Keywords : simbiose de limpeza; Ardeidae; Falconidae; Jacanidae; Tyrannidae; Icteridae.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English