SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Limb amputation by male Neotropical longhorn beetles during competition for femalesTicks (Acari: Ixodidae) on domestic dogs in Serra de Caldas Novas State Park, Goiás: epidemiological aspects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Biota Neotropica

On-line version ISSN 1676-0603

Abstract

LEMA, Thales de  and  ALBUQUERQUE, Nelson Rufino de. A identidade de Apostolepis pymi e colocação de A. quinquelineata na sinonímia de A. nigrolineata (Serpentes, Xenodontinae). Biota Neotrop. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 343-346. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032010000100031.

A correta aplicação dos nomes Apostolepis nigrolineata, A. quinquelineata, e A. pymi tem sido assunto de considerável controvérsia. Baseado em uma revisão da literatura e das características usadas para distinguir essas espécies umas das outras, nós concluímos que A. pymi é uma espécie válida e que A. quinquelineata é um sinônimo júnior de Apostolepis nigrolineata. Elas diferem uma da outra na morfologia hemipeniana e coloração. A coloração dorsal de A. nigrolineata é marrom avermelhada (vs. marrom em A. pymi). Em adição, apenas a região dorsal do final da cauda de A. nigrolineata é coberta por uma banda preta (vs. o final da cauda é completamente envolto por uma banda preta em A. pymi). Ambas as espécies ocorrem dentro da Amazônia, mas A. nigrolineata ocorre nas regiões oeste e leste enquanto A. pymi é restrita para regiões do leste com registros adicionais para os estados do Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e mais uma população endêmica no estado do Ceará, nordeste do Brasil.

Keywords : Dipsadidae; Apostolepis; taxonomia; sinonimização; região amazônica.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English