SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1The identity of Apostolepis pymi and placement of A. quinquelineata in the synonymy of A. nigrolineata (Serpentes, Xenodontinae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Biota Neotropica

On-line version ISSN 1676-0603

Abstract

QUEIROGAS, Vera Lúcia de et al. Carrapatos (Acari: Ixodidae) em cães domésticos no Parque Estadual Serra de Caldas Novas, Goiás: considerações epidemiológicas. Biota Neotrop. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 347-349. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032010000100032.

Relatamos neste artigo a infestação por carrapatos de quatro cães domésticos perambulando no Parque Estadual Serra de Caldas Novas, em Goiás. Foram coletados 27 carrapatos (Acari: Ixodidae) ao longo de nove dias de novembro de 2008. Foram identificados nestes animais espécimes de Amblyomma cajennense, Amblyomma ovale, Amblyomma tigrinum e Rhipicephalus sanguineus além de ninfas de Amblyomma spp. Um dos canídeos analisados apresentava evidente mioclonia, sinal clínico característico da cinomose, uma doença viral grave e contagiosa de cães e de diversos animais selvagens. As espécies de carrapatos encontradas nos cães domésticos demonstram cabalmente o trânsito destes hospedeiros entre as áreas naturais e aquelas antropizadas, urbanas ou rurais. A mesma constatação ilustra a potencial difusão de doenças contagiosas ou daquelas transmitidas por vetores de cães para canídeos selvagens. As observações reforçam a noção de que para a conservação de espécies da fauna brasileira é necessário o controle e posse responsável de cães notadamente nos arredores de Unidades de conservação.

Keywords : canídeos; doenças; Amblyomma spp.; cinomose; unidades de conservação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English