SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Illustrated record of the freshwater copepod Leptodiaptomus dodsoni (Calanoida, Diaptomidae) from central Mexico with comments on the distribution of the genus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Biota Neotropica

versão On-line ISSN 1676-0603

Resumo

MOURA, Roberto Cardoso de et al. Biometria de frutos e sementes de Butia capitata (Mart.) Beccari (Arecaceae), em vegetação natural no Norte de Minas Gerais, Brasil. Biota Neotrop. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 415-419. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032010000200040.

O fruto do coquinho-azedo (Butia capitata (Mart.) Beccari) possui grande importância social e econômica para as comunidades que estão localizadas próximas a áreas de sua ocorrência. Características biométricas de frutos e sementes são importantes para a distinção de espécies, para a formação de lotes mais uniformes de sementes, para estudos de dispersão e de estabelecimento de plântulas. Assim, o objetivo deste trabalho foi determinar e correlacionar as principais características biométricas dos frutos e sementes de coquinho-azedo, para que possa gerar informações das potencialidades produtivas e econômicas dessa espécie. Para a condução deste experimento, foram utilizados 2.050 frutos maduros de coquinho-azedo, coletados em 41 plantas. As características avaliadas foram: o diâmetro longitudinal e o diâmetro equatorial dos frutos, a massa fresca média do fruto, a massa fresca, seca e a umidade média da polpa (epicarpo + mesocarpo), a massa fresca do pirênio (endocarpo+semente), o número de sementes por fruto, além da percentagem de polpa e pirênio do fruto. Obteve-se em média um diâmetro longitudinal de 26,87 mm (± 2,77), um diâmetro equatorial de 21,10 mm (± 1,67) e uma massa fresca média do fruto de 8,02 g (± 1,73). A polpa do fruto representa, em massa, aproximadamente 80% do fruto. Observaram-se correlações positivas e significativas da massa e diâmetros do fruto com a maioria das características avaliadas, o que sugere que frutos de tamanho e massa maiores possuem tanto polpa como o pirênio mais pesados e maior número sementes por fruto. Em 99% dos frutos analisados ocorreu somente uma semente não sendo observados frutos paternocárpicos ou com mais de duas sementes.

Palavras-chave : Cerrado; extrativismo; morfometria; coquinho-azedo; palmeiras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português