SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1The Brazilian cerrado is not a biomeUpdated compilation of bat species (Chiroptera) for the Brazilian Amazonia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Biota Neotropica

versión impresa ISSN 1806-129Xversión On-line ISSN 1676-0611

Resumen

ROMERO, Gustavo Quevedo et al. Ácaros e domácias foliares: sem evidências de mutualismo em plantas de Coffea arabica. Biota Neotrop. [online]. 2011, vol.11, n.1, pp.27-34. ISSN 1806-129X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032011000100002.

Domácias são pequenas estruturas presentes na junção entre as nervuras principal e secundárias das folhas de muitas espécies de plantas, que podem mediar interações mutualísticas entre ácaros e plantas. Em experimento, nós bloqueamos as domácias em formato de covas de folhas novas e velhas de Coffea arabica L. com gotas de resina, a fim de investigar o seu papel i) na abundância de ácaros na comunidade e ii) nos danos foliares. Mais de 77% dos ácaros coletados são predadores, enquanto 19 e 3,3% são onívoros e fitófagos, respectivamente. Não houve influência do bloqueio das domácias tanto na abundância quanto nos danos foliares. Entretanto, os ácaros predadores e micófagos foram mais abundantes nas folhas novas do que nas velhas; os ácaros fitófagos ocorreram em pequena densidade e ocuparam somente as plantas com domácias abertas. A ausência de mutualismo entre os ácaros e plantas de C. arabica pode ter ocorrido porque as entradas das domácias analisadas eram muito pequenas, não permitindo a entrada dos predadores fitoseídeos nessas estruturas.

Palabras clave : interações entre ácaros e plantas; comunidade de ácaros; limitação de espaço; Mata Atlântica; ruptura de mutualismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons