SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Répteis da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, Brasil CentralMorcegos (Mammalia: Chiroptera) da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins: composição específica e considerações taxonômicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Biota Neotropica

versão On-line ISSN 1676-0603

Resumo

REGO, Marco Antonio et al. As aves da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, Centro do Brasil. Biota Neotrop. [online]. 2011, vol.11, n.1, pp. 283-297. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032011000100027.

A Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (EESGT) é uma das maiores Unidades de Conservação dentro do Bioma Cerrado. A avifauna desta UC foi inventariada entre os dias 25 de janeiro e 15 de fevereiro de 2008. Durante esse trabalho buscou-se amostrar os diferentes hábitats encontrados na EESGT, bem como algumas localidades no entorno. Além de registros auditivos e visuais foram utilizadas redes-de-neblina e armas de fogo para coletas de material testemunho, que se encontra depositado na coleção ornitológica do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP). Os resultados obtidos foram comparados com os dados disponíveis para outras unidades de conservação presentes na região. Foram registradas 254 espécies de aves, incluindo 11 endêmicas do Cerrado e outras três ameaçadas de extinção (Taoniscus nanus, Anodorhynchus hyacinthinus e Procnias averano). Três indivíduos pertencentes ao gênero Picumnus foram coletados; estes apresentam um distinto padrão de plumagem e de vocalização, podendo representar um táxon ainda não descrito.

Palavras-chave : Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins; Cerrado; avifauna; inventário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português