SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Fish fauna associated to mangrove roots at the Pacoti River estuaryNote on bees Lestrimelitta rufipes (Friese) (Hymenoptera, Meliponina) attracted by scent traps in the South Region of the State of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Biota Neotropica

On-line version ISSN 1676-0603

Abstract

KIPPER, Darlon; BIALETZKI, Andréa  and  SANTIN, Miriam. Composição taxonômica da assembleia de larvas de peixes no reservatório de Rosana, Rio Paranapanema, Brasil. Biota Neotrop. [online]. 2011, vol.11, n.1, pp. 421-426. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032011000100039.

Em reservatórios, são escassos os estudos que consideram as fases iniciais do ciclo de vida de peixes, sendo que informações sobre a ecologia de larvas de peixes são úteis para o entendimento da biologia das espécies, visto que os estágios iniciais representam um período crítico no ciclo de vida dos peixes. Neste contexto, o conhecimento a respeito das assembleias de larvas pode ser valioso para a predição e o entendimento do recrutamento, auxiliando desta maneira, no manejo do ambiente. Desta forma, o presente trabalho pretende verificar a composição da assembleia de larvas de peixes em diferentes regiões do reservatório. As coletas foram realizadas trimestralmente (março, junho, setembro e dezembro) no ano de 2002, nas regiões limnética e litorânea das zonas fluvial, transição e lacustre do reservatório de Rosana. No laboratório, o material foi triado e as larvas foram separadas e identificadas ao menor nível taxonômico possível. Os táxons que tiveram maior contribuição na região limnética foram Plagioscion squamosissimus (Perciformes), Hypophthalmus edentatus, Pimelodus maculatus (Siluriformes), Astyanax spp. e Roeboides descalvadensis (Characiformes), enquanto na região litorânea Bryconamericus stramineus e Apareiodon affinis (Characiformes). As regiões limnética e litorânea do reservatório, assim como suas respectivas zonas apresentaram diferenças na composição de espécies de larvas e a segregação das assembleias pode estar sendo influenciada pela preferência por habitats ou por questões evolutivas que envolvem as estratégias reprodutivas das espécies.

Keywords : ictioplâncton; região limnética; região litorânea; reservatório.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese