SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Abundância relativa e táticas reprodutivas de uma espécie de Loricariidae da lagoa Saraiva, Parque Nacional de Ilha Grande, MS-PR, BrasilComparação do forrageio do trinta-reis-de-bico-vermelho e do trinta-reis-de-bando no Sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Biota Neotropica

versão On-line ISSN 1676-0603

Resumo

SABBAG, Ariadne Fares  e  ZINA, Juliana. Anurofauna de uma mata ciliar no município de São Carlos, estado de São Paulo, Brasil. Biota Neotrop. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 179-188. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032011000300015.

No presente estudo foi realizado um inventário das espécies de anfíbios anuros que ocorrem em um fragmento de mata ciliar do Córrego do Espraiado, localizado na Universidade Federal de São Carlos, Município de São Carlos, estado de São Paulo, sudeste do Brasil. Durante os meses de março de 2009 a fevereiro de 2010 foram realizadas saídas de campo semanais nas quais foram registradas 13 espécies de anuros. A atividade reprodutiva das espécies de anuros componentes da comunidade estudada mostrou-se sazonal, sendo que houve correlação positiva e significativa entre o número de espécies em atividade reprodutiva e o fotoperíodo. Verificamos que a comunidade estudada mostrou-se mais semelhante a comunidades de anuros de florestas de transição entre Mata Atlântica e Cerrado do que a fragmentos de Cerrado próximos da região.

Palavras-chave : amphibia; ecologia; comunidade; zona de transição; cerrado; mata atlântica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês