SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue4Pollination biology and reproduction of Seemannia sylvatica (Kunth) Hanstein (Gesneriaceae) in the Serra da Bodoquena National Park, Mato Grosso do SulFloristic composition and altitudinal distribution of vascular epiphytes in the Ombrophilous Dense Forest of the Prata Mountain Range, Morretes, Paraná State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Biota Neotropica

On-line version ISSN 1676-0603

Abstract

SIQUEIRA, Carla da Costa et al. Composição de espécies e estimativa de densidade da anurofauna em uma área dentro do mais setentrional dos grandes remanescentes de Mata Atlântica (Parque Estadual do Desengano) do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Biota Neotrop. [online]. 2011, vol.11, n.4, pp. 131-137. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032011000400014.

Apresentamos dados sobre a composição de espécies, abundância relativa e densidade estimada para anfíbios anuros de serrapilheira de uma área de Mata Atlântica no Parque Estadual do Desengano, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil, com base em resultados de um estudo de curto prazo realizado durante o inverno a altitudes de 1000-1500 m. Três métodos de amostragem foram utilizados: amostragem em parcelas, encontros visuais (realizados durante o dia, no crepúsculo e à noite) e armadilhas de queda. Foram registradas 13 espécies, com Ischnocnema parva (Girard, 1853), uma forma com desenvolvimento direto, sendo a mais abundante. A maioria dos anuros (ca. 90% de todos os indivíduos) amostrados pelo método de encontros visuais foi coletada durante os períodos crepuscular e noturno. A densidade estimada para anuros de serrapilheira foi de 13,2 ind.100 m-2, que é um dos valores mais altos atualmente registrados para áreas de Mata Atlântica. Este é o primeiro estudo que analisa a fauna de anuros do Parque Estadual do Desengano e contribui para o conhecimento da fauna da região norte do estado do Rio de Janeiro, que ainda é pouco estudada.

Keywords : anfíbios; Mata Atlântica; densidade estimada; sudeste do Brasil; inventários.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English