SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4Leguminosae no Pantanal de Barão de Melgaço, Mato Grosso, BrasilComportamento de acasalamento e acompanhamento da fêmea no lagarto-da-cauda-de-chicote Cnemidophorus ocellifer (Squamata, Teiidae) na Caatinga, nordeste do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Biota Neotropica

versão On-line ISSN 1676-0611

Resumo

GARRONE NETO, Domingos  e  CARVALHO, Lucélia Nobre. Associações alimentares do tipo nuclear-seguidor entre peixes Characiformes e raias Potamotrygonidae em ambientes de águas límpidas das bacias dos rios Teles Pires e Xingu, Centro-Oeste do Brasil. Biota Neotrop. [online]. 2011, vol.11, n.4, pp.359-362. ISSN 1676-0611.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032011000400030.

Por meio de observações sub e supra-aquáticas foram registradas associações alimentares do tipo nuclear-seguidor entre três espécies de peixes characiformes - Chalceus epakros, Hemiodus semitaeniatus e Hemiodus unimaculatus - e uma espécie de raia de água doce - Potamotrygon orbignyi - nas bacias dos rios Teles Pires e Xingu, no Centro-Oeste do Brasil. Os peixes teleósteos foram observados seguindo as raias quando estas revolviam o substrato à procura de invertebrados, formando discretas nuvens de sedimento. Essas situações atraíram os peixes que se aproximaram das raias para se alimentar de pequenas presas e outros tipos de alimentos expostos desta forma. Esse é um típico exemplo de relação comensal onde um participante é beneficiado enquanto o outro não é prejudicado e representa o segundo registro na literatura de associação alimentar do tipo nuclear-seguidor entre raias potamotrigonídeas e peixes teleósteos, demonstrando o potencial de estudos naturalísticos para a descoberta de novas interações envolvendo espécies de peixes de água doce.

Palavras-chave : comportamento de seguidor; hábitos alimentares; interações interespecíficas; Characidae; Hemiodontidae; Bacia Amazônica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons