SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Pebapomberus, a new orthoclad genus from Brazil (Diptera: Chironomidae, Orthocladiinae)Zooplankton richness, abundance and biomass of two hypertrophic shallow lakes with different salinity in central Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Biota Neotropica

On-line version ISSN 1676-0603

Abstract

HYSLOP, Eric Joseph  and  NESBETH, Damian Arjan. Os efeitos da bauxita/alumina resíduos sobre a composição da comunidade de macroinvertebrados cobre o Rio, dos principais rios da Jamaica. Biota Neotrop. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 33-39. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032012000200004.

O livro apresenta os resultados de um estudo de um ano sobre os efeitos das descargas de resíduos de bauxita sobre a fauna de macroinvertebra de um rio jamaicano, o Cobre de Rio, com base em amostras mensais de quatro sites. Significativamente maiores níveis de temperatura e condutividade foram encontrados nos locais a jusante do ponto de descarga de efluente. A fauna de invertebrados dos dois sites imediatamente a jusante do ponto de descarga foi dominada por dois táxons de invertebrados: Baetis SP. (Fam. Baetidae) e Smicridea jamaicensis (Fam. Hydropsychidae). Esses táxons compostas entre 26 a 35% dos números nesses dois locais. A montante da entrada de resíduos de bauxita da Comunidade foi dominada por larvas de caddis preto de Helicopsyche ochthephila (Fam. Helicopsychidae) e Cubanoptilia tridens (Fam. Glossostomatidae), que também ocorreu no local mais a jusante da entrada dos resíduos. Raspadores de dominam o site enquanto coletoras de coletores são a categoria alimentação funcional predominante.

Keywords : alteração do habitat; resíduos de metal; rios caribenhos; composição da fauna; Trichoptera.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English