SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Zooplankton richness, abundance and biomass of two hypertrophic shallow lakes with different salinity in central ArgentinaLeguminosae-papilionoideae from the parque estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, Mato Grosso do Sul State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Biota Neotropica

On-line version ISSN 1676-0603

Abstract

PESSOA, Michaele de Souza et al. Fenologia reprodutiva de Miconia mirabilis (Melastomataceae) em três fisionomias distintas na Floresta Atlântica, Bahia, Brasil. Biota Neotrop. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 49-56. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032012000200006.

Apesar de Miconia mirabilis ser uma espécie comum em áreas de floresta perturbada e conhecida por fornecer recursos alimentares para a fauna local, pouco se sabe sobre sua fenologia reprodutiva e outros aspectos ecológicos. O presente estudo teve como objetivo comparar os padrões intra e interanual das fenofases reprodutivas da espécie em três fisionomias distintas de Floresta Atlântica no sudeste da Bahia com base em observações semi-quantitativas, realizadas num período de três anos. Também procurou por possíveis relações com as variáveis climáticas, diferenças entre os locais e sincronia. Ambas as estratégias, floração e frutificação, de M. mirabilis foram classificadas como anuais estendidas em todos os três locais de estudo. Não houve diferenças significativas entre os anos. Apesar do clima regional apresentar baixa sazonalidade, as intensidades das diferentes fenofases foram negativamente correlacionadas com o comprimento do dia e temperatura. Em geral, a sincronia inter e intra populacional para a floração e frutificação foi alta (entre 0,65 e 0,78), exceto para a floresta inundada, provavelmente devido ao estresse causado pelo solo alagado. Assim, Miconia mirabilis tem potencial de ser um importante recurso alimentar para a fauna local, devido a grande quantidade de flores e frutos produzidos, sua disponibilidade quase o ano todo, e por ocupar áreas empobrecidas, a espécie pode ser considerada potencialmente interessante em programas de restauração e capaz de atrair animais frugívoros em áreas perturbadas.

Keywords : floração; frutificação; espécies pioneiras; floresta secundária.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English