SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2A Survey of mid and large bodied mammals in Núcleo Caraguatatuba, Serra do Mar State Park, BrazilFloristic aspects of the Itapeva Ecological Station, SP: a protected area in the southern limit of the Cerrado biome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Biota Neotropica

On-line version ISSN 1676-0603

Abstract

MIRANDA, Anderson Luiz Silva; LIMA, Maria Lilian de Freitas; SOVIERZOSKI, Hilda Helena  and  CORREIA, Monica Dorigo. Inventário da coleção de Echinodermata da Universidade Federal de Alagoas. Biota Neotrop. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 135-146. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032012000200014.

As coleções e inventários fornecem importantes e essenciais informações para entender a composição e distribuição da biodiversidade. Esta contribuição apresenta um inventário da coleção de Echinodermata pertencente ao Setor de Comunidades Bentônicas (LABMAR/ICBS), da Universidade Federal de Alagoas. As coletas foram realizadas ao longo de mais de vinte anos em diversas localidades da costa de Alagoas. A coleção conta com 16.201 exemplares tombados e 50 espécies distribuídas entre as cinco classes viventes Crinoidea, Asteroidea, Ophiuroidea, Echinoidea e Holothuroidea, com base em 640 registros, sendo a classe Ophiuroidea a melhor representada. O resultado deste inventário vem contribuir significativamente para o conhecimento da diversidade bentônica marinha do Estado de Alagoas ampliando as informações sobre a fauna do filo Echinodermata para a costa nordeste do Brasil.

Keywords : biodiversidade; equinoderma; taxonomia; macroinvertebrados bentônicos; Brasil.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English