SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Intra annual seed production and availability of two morphotypes of Brosimum rubescens taubert in forests of the Colombian AmazonInteractions between frugivorous birds and plants in savanna and forest formations of the Cerrado author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Biota Neotropica

Print version ISSN 1678-6424On-line version ISSN 1676-0611

Abstract

GAZONATO NETO, Antonio José; SILVA, Lidiane Cristina da; SAGGIO, Angelo Augusto  and  ROCHA, Odete. Comunidades zooplanctônicas como bioindicadoras de eutrofização em reservatórios tropicais. Biota Neotrop. [online]. 2014, vol.14, n.4, e20140018. ISSN 1678-6424.  http://dx.doi.org/10.1590/1676-06032014001814.

A eutrofização é um processo caracterizado pelo aumento da produtividade do sistema aquático, o que provoca profundas alterações na estrutura de suas comunidades. Devido è alta sensibilidade ambiental das espécies planctônicas, o estudo de suas comunidades pode indicar a deterioração do ambiente. Os reservatórios Jaguari e Jacareí são parte do Sistema Cantareira, que fornece água para os habitantes de São Paulo e que tem sido afetado por diversas formas de contínua interferência humana. Neste trabalho vamos analisar algumas propriedades da comunidade zooplanctônica como bioindicadoras de eutrofização e alteração da qualidade da água. Foram realizadas medições in situ de variáveis físicas e químicas, amostras de água foram coletadas para análises e amostras quantitativas de zooplâncton foram coletadas em oito localidades compreendendo os dois reservatórios, em duas estações, seca e chuvosa. As espécies foram identificadas e suas abundâncias numéricas e biomassas foram determinadas e utilizadas para estimar dois índices biológicos. O estado trófico e a estrututa do zooplâncton, a relação Calanoida / Cyclopoida e as curvas de k-dominância foram associados com os níveis de perturbação, representada principalmente pela entrada de nutrientes transportados pelo rio e pelas flutuações no nível da água. O Reservatório Jaguari se encontrava mais eutrofizado do que o Reservatório Jacareí, como evidenciado pelos índices obtidos. As propriedades da comunidade zooplanctônica utilizadas como indicadoras do estado trófico dos reservatórios foram úteis como ferramentas de monitoramento.

Keywords : Zooplankton; curvas ABC; razão Calanoida/Cyclopoida; Sistema Cantareira; impacto ambiental.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )