SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Evaluation of immunological tests for the diagnosis of neurocysticercosisDetection of Mycoplasma genitalium, M. fermentans and M. penetrans in patients with symptoms of urethritis and in HIV-1 infected persons in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

Print version ISSN 1676-2444

Abstract

SPALDING, Silvia Maria; AMENDOEIRA, Maria Regina Reis; COELHO, Janice M.C.  and  ANGEL, Sergio O.. Otimização da reação de polimerase em cadeia para detecção de Toxoplasma gondii em sangue venoso e placenta de gestantes. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2002, vol.38, n.2, pp. 105-110. ISSN 1676-2444.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-24442002000200006.

A detecção de Toxoplasma gondii no sangue venoso e na placenta de gestantes pela reação de polimerase em cadeia pode facilitar o diagnóstico pré-natal da toxoplasmose congênita. Foram avaliadas gestantes IgM-reagentes e os seus filhos. Além das dosagens de IgG, IgM, IgA e reação de avidez de IgG (MEIA), foram realizadas a técnica de imunoperoxidase e a inoculação em camundongos. De cada amostra foi efetuada amplificação gênica com primers do gene B1 e novos primers do gene TGR (chamados ABGTg7 C1 e N1). É preciso observar que o tratamento poderia ser responsável por uma diminuição da infecção. Desta forma, o diagnóstico negativo confirmaria a eficiência do tratamento preventivo na replicação parasitária no útero. A reação de polimerase em cadeia mostrou-se sensível e específica; evidenciou a presença de um a dez taquizoítas; pode ser utilizada com segurança e confiabilidade, além de tornar rápido o diagnóstico da toxoplasmose congênita, sendo, assim, ferramenta importante na avaliação pré-natal.

Keywords : PCR; Toxoplasma gondii; Gestantes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese