SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3Relationship between gross and microscopic findings in 200 consecutive autopsies: cost/benefit value of the histopathological study of all organs and systemsIntraocular malignant teratoid medulloepithelioma: case report and review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

Print version ISSN 1676-2444

Abstract

PINHO, Adriana de Araujo  and  MATTOS, Maria Cristina F. Iwama de. Validade da citologia cervicovaginal na detecção de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas de colo de útero . J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2002, vol.38, n.3, pp. 225-231. ISSN 1676-2444.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-24442002000300011.

Introdução: O exame colpocitológico ou teste de Papanicolaou permite o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. O êxito no rastreamento desta doença dependerá, além de outros fatores, da acuidade diagnóstica do exame colpocitológico. Objetivos: Avaliar a acurácia diagnóstica da citologia cervicovaginal na detecção de lesões cervicais através da comparação citoistopatológica. Material e métodos: Avaliou-se o grau de concordância entre os exames citológico e histopatológico de 373 pacientes atendidas em um hospital universitário no período de 1990 a 1997 e foram calculados os indicadores: sensibilidade, especificidade, valores preditivos positivos e negativos e as taxas de falsos positivos e falsos negativos do exame. Resultados: A taxa bruta de concordância citoistopatológica foi de 65,1%. A sensibilidade do exame foi alta (96,0%), no entanto sua especificidade foi baixa (51,5%), significando a inclusão de muitos resultados falsos positivos. A taxa de falsos positivos foi de 48,4%, enquanto a de falsos negativos foi de 4%. Discussão: Apesar de a sensibilidade do teste ser alta, sua especificidade é baixa, significando que muitas mulheres seriam falsamente diagnosticadas como doentes, levando a um número elevado de resultados falsos positivos e custos desnecessários, além do potencial caráter iatrogênico que esta ação poderia assumir. No entanto, um exame altamente sensível é o teste de escolha para programas de rastreamento de câncer cervical na população feminina. Conclusões: Para garantir a acuidade diagnóstica do teste de Papanicolaou são essenciais atividades de controle de qualidade nos laboratórios, tanto do procedimento colpocitológico quanto do histopatológico, permitindo, assim, o êxito na detecção precoce e no tratamento das lesões cervicais.

Keywords : Câncer cervical; Teste de Papanicolaou; Validade; Diagnóstico; Sensibilidade; Especificidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese