SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Review of previous negative smears from patients with high grade intraepithelial neoplasiaBcl-2 protein expression evaluation in breast cancer: study on fine needle aspirates; correlation with histologic grade in corresponding surgical material author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

Print version ISSN 1676-2444

Abstract

ARIAS, Victor; MAZZA, Pedro Luiz  and  FUNKE, Marcelo Antonio Aranha. Processamento tecidual para análise imunoistoquímica de receptores hormonais em carcinoma mamário: dois momentos em um laboratório de anatomia patológica; correlação dos resultados com método bioquímico. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2003, vol.39, n.3, pp. 223-228. ISSN 1676-2444.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-24442003000300009.

A reação imunoistoquímica é altamente dependente da fixação e da preparação histológica do tecido. Nós comparamos os resultados da pesquisa de receptores de estrógeno e de progesterona no câncer mamário utilizando um método bioquímico e um método imunoistoquímico em relação ao tipo de processamento histológico, no forno de microondas ou na estufa. O grupo de casos cujos tecidos foram processados no forno de microondas não apresentou correlação entre os dois métodos (p = 0,098 para o receptor de estrógeno; p = 0,5 para o receptor de progesterona). Houve boa correlação entre os métodos nos tecidos processados na estufa (p = 0,0447 e Q = 0,76 para o receptor de estrógeno; p = 0,0472 e Q = 0,764 para o receptor de progesterona). Concluímos que a pesquisa de receptores hormonais por reação imunoistoquímica no câncer mamário é uma realidade, apresentando bons resultados desde que sejam tomados cuidados na fixação e no processamento e que sempre sejam utilizados controles externos adequados à realidade de cada laboratório.

Keywords : Câncer da mama [patologia]; Imunoistoquímica [métodos]; Marcadores bioquímicos de tumor [análise]; Receptores hormonais nucleares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese