Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial
Print version ISSN 1676-2444
Abstract
GOULART FILHO, João Augusto Vianna; PEREIRA, Karuza Maria Alves and GALVAO, Hébel Cavalcanti. Hiperplasia endotelial papilar intravascular oral: uma entidade rara. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2006, vol.42, n.1, pp. 31-35. ISSN 1676-2444. http://dx.doi.org/10.1590/S1676-24442006000100007.
A hiperplasia endotelial papilar intravascular (HEPI) é uma lesão vascular reativa caracterizada pela proliferação endotelial excessiva localizada no interior de vasos sangüíneos comumente dilatados, associada a trombos em organização, ou secundária a outras lesões vasculares, como hemangiomas e granulomas piogênicos. A HEPI é um achado incomum na cavidade oral, onde os lábios são o principal sítio de acometimento, e surge clinicamente sob a forma de nódulos azulados de aspecto clínico semelhante ao de lesões como hemangioma, mucocele e varicosidades. Sob o aspecto histopatológico, observam-se projeções papilares de tecido conjuntivo fibroso revestidas por uma ou duas camadas de células endoteliais no interior de um lúmen vascular. A principal peculiaridade da HEPI reside em sua semelhança histológica com o angiossarcoma e na possível interpretação errônea como neoplasia maligna. Neste artigo, os autores descrevem um caso de HEPI oral e realizam uma breve revisão da literatura, enfatizando suas características histopatológicas e o diagnóstico diferencial.
Keywords : Hiperplasia endotelial papilar; vascular; Angiomatose intravascular; Hemangioendotelioma; intravascular vegetante de Masson.











