SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2High-sensitivity C-reactive protein in patients with angiographically defined coronary artery disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

Print version ISSN 1676-2444

Abstract

VIEIRA, José Gilberto Henriques. Diagnóstico laboratorial e monitoramento das doenças osteometabólicas. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2007, vol.43, n.2, pp. 75-82. ISSN 1676-2444.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-24442007000200002.

Poucas áreas de diagnóstico laboratorial apresentaram evolução recente mais acelerada do que os testes para o diagnóstico e monitoramento das doenças osteometabólicas. Novos conhecimentos sobre fisiopatologia, além de novidades nas modalidades terapêuticas e nos testes diagnósticos tornaram o campo na área de diagnósticos muito mais complexo, efetivo e interessante. O diagnóstico diferencial das hiper e hipocalcemias, assim como a definição e o seguimento da terapêutica para osteoporose são duas áreas onde progressos sensíveis puderam ser constatados. Por outro lado, o aproveitamento de todo esse potencial exige dos profissionais que atuam na área um conhecimento cada vez maior, de forma que o emprego dos novos testes seja feito com eficácia e coerência.

Keywords : Doenças osteometabólicas; Osteoporose; Hipercalcemia; Hipocalcemia; Marcadores do metabolismo ósseo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese